Pra ser sincero nem eu entendi o que escrevi
Vou explicar diferente agora pra ficar mais fácil, vou distinguir os firmwares.
1° FW 1.50 - foi nesse FW que os hackers descobriram que havia uma falha na segurança do PSP que possibiltava rodar os jogos através do Memory Stick, e também foi nele que foram criados vários emuladores.
Pra rodar as ISOs de PSP nesse fw é necessário um UMD e um programa chamado Devhook pra poder jogar, nos caso dos emuladores é diferente basta colocá - los no Memory Stick e rodar não é necessário um UMD, a detalhe o UMD tem que ser de jogo, não pode ser UMD de filme (o UMD Demo já serve)
2° FW 3.10OE A - ele é um Custom Firmware desenvolvido pelo hacker Dark_Alex.Ele é o 1.50 com ambiente de 3.10, ou seja tudo que você pode fazer no 1.50 você pode fazer nesse FW e ainda desfrutar das funcionalidades de um FW 3.10 (como por exemplo jogar no emulador do PS1, que só nesse FW você pode utilizar), e alguns jogos de PSP dá pra jogar sem UMD, mas infelizmente ainda é necessário um UMD pra vários jogos, mas como já disse um UMD Demo já serve (desde que seja de jogo).
Acho que ficou um pouquinho mais claro, e respondendo algumas das suas perguntas, sim o 3.10OE A roda todos os emuladores, quanto ao caso das atualizações vai depender dos jogos, se eles pedirem FW superior ae você vai ter que esperar o Dark_Alex fazer uma nova versão desse FW alternativo, ou se for caso novas versões do Devhook pro 1.50 (o que acho pouco provável)
Sim, vale a pena comprar um PSP
Não existem UMDs piratas, mas dá pra jogar através do Memory Stick nos FW 3.10OE A (e também no 1.50)
Qualque coisa é só perguntar